CAMDA - A força do campo!

Camda: 57 anos de progresso

POR ROBERTA MARCHIOTI, 04 ABR, 2022
04 ABR

Ao avaliar o progresso da cooperativa Camda nesses 57 anos, não se pode deixar de reconhecer que seu crescimento está ligado ao alto desempenho dos profissionais que dela fazem parte.

 

O processo de profissionalização teve início em 1986, com a contratação de engenheiros agrônomos e veterinários recrutados entre os formandos que mais se destacavam em faculdades de reconhecido conceito e profissionais de gestão de altíssimo nível gerencial e com sólida formação acadêmica.

 

A partir dessa época, a Camda teve seu crescimento pautado em pesquisas e análises das necessidades dos cooperados e, ano após ano, foram abertas novas filiais, ampliando as frentes de atuação e admitindo novos profissionais especializados nas mais diversas áreas. Tudo com o objetivo de prestar ao homem do campo o melhor serviço, o melhor atendimento e a melhor tecnologia em assistência técnica.

 

A pequena loja da década de 60 se transformou numa grande empresa, e todo o seu desenvolvimento sempre se baseou em planejamento técnico e estratégico, alicerçado na excelência de gestão de seus dirigentes, para atender o potencial mercadológico e as particularidades da cultura e da pecuária de cada região.

 

 

Um pouco de história

A importância do cooperativismo passou a existir a partir da constatação de que a cooperação - ato de fazer as coisas junto com outras pessoas ou encontrar soluções para problemas ou objetivos comuns que interessavam a um determinado grupo - agregava como um todo. Essa é a ideologia cooperativista.

 

Entretanto, para tornar concreta essa ideologia, é preciso um instrumento prático: qual seja a cooperativa em si. E, para tornar-se permanente, esse grupo de pessoas que formam a cooperativa tem que alcançar resultados econômicos, efetivamente positivos.

 

Com base nesses fundamentos, em 4 de abril de 1965, 23 agricultores, liderados pelo também  agricultor  Mário Matsuda (in memorian),  plantaram a semente que deu vida jurídica à  Camda – Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina,  na cidade do mesmo nome, na alta paulista do Estado de São Paulo. Seu capital inicial foi de Cr$ 22 mil (moeda da época).

 

 

E como estamos hoje

Com seu foco na agropecuária, a Camda se preocupa em prestar um serviço qualificado e altamente técnico na orientação dos cooperados agricultores, onde predomina as culturas de cana-de-açúcar, soja, milho, café e hortifruti ostentando a posição de maior cooperativa do Brasil, nos segmentos de cana e pecuária. O crescimento contínuo da Camda tem sido alvo de matérias de destaque em diversos meios de comunicação especializados. O reconhecimento pela pujança e solidez, foi destaque inclusive em anuários do agronegócio relativo ao desempenho em defensivos agrícolas. E como reconhecimento ao mérito de uma administração eficiente e participativa, a Camda está também entre as 400 maiores empresas nacionais do agronegócio.  Atualmente, a Camda possui 42 filiais localizadas entre os Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná, mais de 24.500 cooperados, 870 colaboradores em seu quadro funcional e um faturamento anual em mais de R$ 1 bi. Mais informações sobre a Camda estão disponíveis no endereço www.camda.com.br.