CAMDA - A força do campo!

Dia Nacional do Café

POR Roberta Marchioti, 20 MAIO, 2022
20 MAIO

O Brasil é o maior produtor, exportador e segundo maior consumidor de café em nível mundial. O país possui aproximadamente 300 mil estabelecimentos produtores de café, dos quais 78% são considerados da cafeicultura familiar. Tais lavouras produtoras de café, além de atender os mercados mais exigentes internos e externos, também contribuem para fortalecer aspectos econômicos, sociais e ambientais, requisitos indispensáveis para o desenvolvimento sustentável do setor. Assim, o café está presente nas cinco regiões geográficas, em 16 estados da Federação, nos quais 1.448 municípios produzem café, o que corresponde a aproximadamente 26% dos municípios brasileiros, com a geração direta e indireta de mais de 8 milhões de empregos.

Vale destacar, em festividade ao Dia Nacional do Café - comemorado em 24 de maio -, que, além dos benefícios mencionados gerados para o país, os efeitos do consumo de café para a saúde também podem ser altamente positivos, devido às suas propriedades nutracêuticas (nutricional e farmacêutico), as quais são capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas, com efeitos sobre a atenção, concentração, memória, aprendizado, entre outros.

A Camda deu início em sua trajetória, em 1965, baseada nos cafeicultores da região e até hoje, realiza ações voltadas a esta nobre cultura.