CAMDA - A força do campo!

Fertilizante organomineral é tema de palestra em Araçatuba

POR ROBERTA MARCHIOTI, 28 MAR, 2022
28 MAR

Amplamente utilizados na agricultura atual, os fertilizantes têm uma história muito mais longa do que imaginamos.

A história nos relata a utilização de cinzas e estercos de animais, como fontes de nutrientes para produção de alimentos, por volta de 8 mil a.C., na região do rio amarelo na China, temos também diversos relatos de utilização de fertilizantes orgânicos na civilização romana.

Foi na idade média que a adubação começou a ser tratada como um negócio. Isso ocorreu inicialmente na região dos Flandres, que hoje compreende a França, Bélgica e Holanda, países de clima temperado.

Na época, os agricultores adubavam as lavouras com esterco animal, lixo humano e lodo de esgoto. Esse consumo foi tão importante que as cidades da região foram consideradas as mais limpas da Europa.

Assim, em 1842, Justus von Liebig, após diversos estudos por ele desenvolvidos, relata que a nutrição vegetal é realizada por meio dos elementos minerais do solo.

Em 1843 surgiu na Inglaterra, a primeira fábrica de fertilizantes que se tem notícias. Essa fábrica produzia o conhecido superfosfato simples.

Quando e como chegaram os fertilizantes ao Brasil?

Os fertilizantes chegaram ao país por volta de 1895, na região de Campinas, grande produtora de café da época. Porém, com solos de alta fertilidade e, portanto, com grandes safras. Convencer os produtores a usar e pagar por um produto que aparentemente não precisavam foi um grande desafio.

Esse desafio foi minimizado de forma muito lenta nas décadas subsequentes, tanto que na década de 1960, a situação mostrou mínimos progressos, já que apenas 30% das áreas cultivadas usavam adubação. A média não passava de 18 quilos por hectare.

Nos dias atuais, com uma agricultura pujante e tecnológica, temos na fertilização do solo uma prática recorrente, sem sombra de dúvidas, muito necessária. Essa fertilização constante do solo, nos coloca como um dos maiores consumidores de fertilizantes minerais do mundo, tendo consumido 45 milhões de toneladas, no ano de 2021.

No cenário atual somos grande consumidor de fertilizantes e ao mesmo tempo grande importador. Por questões geopolíticas da atualidade, nossa agricultura tão dependente de fertilizantes externos, fica vulneral as condições globais.

Diante da importância deste tema, a filial Camda de Araçatuba realizou um evento em parceria com Brasfértil Fertilizantes destinada aos cooperados da região.

A Brasfertil Fertilizantes é uma empresa produtora de fertilizantes organominerais, com tecnologia única e inovadora. Os produtos contêm macro e micro nutrientes, matéria orgânica, húmus e vida biológica, tudo isso é um único pelet “grão”  e com nutrientes balanceados para cada cultura. A inovação é tamanha que o fertilizante não atua só na parte química dos solos, como são os fertilizantes minerais, mas tem ação física e biológica também.