CAMDA - A força do campo!

Melancia: como garantir uma boa produção

POR ROBERTA MARCHIOTI, 23 DEZ, 2021
23 DEZ

Refrescante, doce e versátil, a melancia (Citrullus lanatus var. Lanatus), é cultivada há milhares de anos e atualmente existe um grande número de cultivares desta planta, pois sua lavoura não exige grandes esforços, nem mesmo um investimento elevado.

Trata-se de uma planta herbácea, seus ramos podem atingir metros de comprimento. Devido ao peso dos frutos, é comum seu cultivo prostrado sobre o solo ou como trepadeira com suportes.

Para garantia de uma lavoura saudável e frutos de qualidade alguns cuidados são essenciais. Inicialmente é importante a realização da análise de solo, para avaliar a fertilidade do solo, informando os parâmetros associados à acidez, teor de matéria orgânica e disponibilidade de nutrientes.

Os solos arenosos e argilosos são os mais adequados para o plantio da melancia. É fundamental que o solo seja fértil, com boa disponibilidade de nitrogênio, rico em matéria orgânica, pH entre 5,5 e 7,0 e bem drenado, pois durante a maturação dos frutos o excesso de umidade pode prejudicar o sabor da melancia.

A época de plantio mais favorável para a cultura é a que apresenta temperaturas variando de 18 °C a 25 °C. Deve-se evitar o cultivo em épocas de chuvas intensas.

O espaçamento no plantio pode variar: 3x1 metros, 3x2 metros ou ainda 3x3 metros. Porém alguns estudos revelam que o espaçamento maior aumenta a ventilação da plantação, diminui ataque de pragas e doenças, além de facilitar o trabalho dos insetos polinizadores, como borboletas, besouros, as abelhas que ajudam na polinização das flores e produção dos frutos.

As covas devem ter uma profundidade de 4 cm e a terra deve ser regada para que fique úmida antes da colocação das sementes. Depois da preparação do solo, basta espalhar quatro sementes por cova e fechá-la.

Dicas de irrigação para produzir frutos sem rachaduras e mais saborosos:

• da semeadura até a germinação, regue todos os dias, com pouca água;
• da germinação até a frutificação, regue com menor frequência e use muita água;
• da frutificação até a colheita, regue poucas vezes, agora com pouca água;
• quando os primeiros frutos estiverem quase maduros, pare as regas. Às vezes, porém, há necessidade de um pouco de água, para que as plantas não murchem.

Após 80 a 110 dias depois do plantio, a melancia estará pronta para colheita. Quando maduras geralmente produzem um som oco quando batidas com os nós dos dedos. Observe também a cor da terra abaixo do fruto, se estiver amarelada já poderá colhê-la. Recomenda-se virar os frutos com regularidade para manter uma aparência uniforme, caso contrário a parte de baixo torna-se amarelada quando madura. Ao realizar sua colheita deixe o talo na fruta para retardar a podridão.

Cada pé pode produzir até 30 quilos de melancia. Um hectare pode produzir de 20 mil a 50 mil quilos. Quanto mais você cuidar de sua plantação, mais ela produzirá.

 

 

Equipe do Laboratório de

Análises Agronômicas Camda

(18) 3502.3400

(18) 99116.8868