CAMDA - A força do campo!

Programa + Soja Camda

POR Roberta Marchioti, 12 NOV, 2020
12 NOV

O setor agrícola e pecuário em nosso país fortalecido pelas cooperativas agropecuárias são as engrenagens mais importantes da economia. Os números dos balanços comerciais demonstram isso. O protagonismo do agricultor e do pecuarista somados com o apoio prestado pelas cooperativas e departamentos de pesquisa - que estão a todo momento buscando tecnologia - agregadas a extensão rural, apresentação e auxílio na adoção de novas metodologias que aplicadas porteira a dentro, vem revolucionando produtividade em sacas de grãos e arroba de carne.

Foi assim que em 2015/2016 na cidade de Lençóis Paulista, a Camda realizando uma aliança com a equipe de consultoria agronômica Detec, somaram suas forças e juntamente com 9 principais cooperados e fornecedores de cana de açúcar do médio Tietê, deram o início a um dos melhores programas cooperativistas já desenvolvidos pela Camda.

Tendo em vista um de seus pilares de desenvolvimento - que é de dar a possibilidade de seu associado a estrutura para deixar seu negócio com a maior rentabilidade possível - a cooperativa se engajou em um projeto chamado “+ Soja muito + cana “ que trouxe ao cooperado e região uma nova realidade na rotação e na produção de cana de açúcar.

O programa se desenvolveu em três etapas:

- Escolhemos a Detec empresa de consultoria agrícola com mais de 28 anos de experiência no mercado de cereais, que trabalha de forma independente sem apelo ou desvio comercial a estruturar de maneira exclusiva para cada participante do programa, um manejo técnico de insumos e variedades de sementes, desenvolvido e programado para cada cooperado e para cada talhão a ser manejado com muito cuidado, levando em consideração todas as particularidades do canavial - momento de plantio, colheita, liberação - desenvolvendo um manejo exclusivo onde as duas culturas, soja e cana, podem ser beneficiadas.

- Aos integrantes do projeto é entregue o portfólio de insumos e sementes a ser adquirida e apresentado um programa semanal de visitas técnicas pelos consultores da Detec e Camda que acompanham os integrantes do preparo do solo à colheita da área. Neste programa, o cooperado participante tem a todo tempo o acompanhamento técnico em sua propriedade, deixando de forma muito segura e transparente desde o motivo da recomendação como quando realizar a aplicação.

- A Camda cuida para que todos os insumos adquiridos pelo cooperado estejam dentro das condições comerciais de mercado realizando parcerias estratégicas com as fornecedoras de insumos. Sua estrutura de lojas e todo seu investimento em logística trazem a segurança de que seu insumo, semente e agroquímicos estejam armazenados corretamente, pronto para sua utilização no momento ideal.  

O programa +Soja foi pensado e desenvolvido dentro da estrutura cooperativa levando em conta que precisamos ser eficientes em todos os elos que podem existir entre Camda e cooperado. No desenvolvimento do programa foi criada estrutura de logística indiscutivelmente ágil, contando com a frota própria de caminhões que trazem a semente no momento ideal. A setorização da assistência técnica foi essencial onde dentro de 14 filiais participantes criamos células de atendimento desenvolvidos entre Detec e Camda, proporcionando aos cooperados o atendimento técnico mais rápido e eficiente em sua propriedade. Nos polos regionais é desenvolvido o trabalho de pesquisa com campos experimentais de sementes, fungicidas, fertilizantes: isso traz a certeza da recomendação eficiente nas mais distintas condições de clima, altitude e tipos de solo.

Para completar toda a cadeia, a cooperativa desenvolveu o departamento de comercialização de soja e milho, trazendo a possibilidade do nosso cooperado negociar sua produção com a cooperativa, trocando em insumos ou gerando receita.

O +Soja carrega em seu DNA o cooperativismo, a técnica da produtividade, a segurança dos insumos no momento certo, a comercialização transparente da produção e coloca em exposição todos os benefícios gerados pela rotação de cultura. Um programa de assistência exclusiva trazendo ao cooperado a possibilidade de obter uma maior rentabilidade em seu negócio. Para saber mais do nosso programa + Soja, acesse nosso site ou procure um de nossos consultores mais próximos de você!

 

Lucas Pauli

Gerente regional de soja