No dia 4 de abril de 1965 alguns agricultores uniram-se sob a forma mais democrática possível e criaram um elo com cada plantador da região.
O objetivo era fortalecer a comercialização da produção, aquisição de insumos, mudas, sementes e outros produtos necessários para o plantio e a colheita. Outro objetivo desta união, foi fundar uma representação firme e coesa junto aos órgãos governamentais da época, sendo que a mais importante tarefa foi ser uma espécie de indicador da rota a seguir, o divulgador da mais moderna tecnologia e criador de processos para o manuseio da terra.
Assim surgiu e, sob esses princípios trabalha até os dias atuais, a Camda - Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina. Cumprindo sua missão de ser âncora para os produtores, cruzou muitas crises amparando seu associado. Ao longo desses anos, mais do que ajustar-se às inúmeras etapas vividas pelo agronegócio neste período, a Camda colaborou para que não ocorressem turbulências nas terras de seus associados e em cada um desses avanços, esteve à frente balizando os preços dos produtos, proporcionando desenvolvimento tecnológico, garantindo renda e desenvolvimento social ao cooperado.