CAMDA - A força do campo!

Perspectivas para soja e milho

POR Roberta Marchioti, 18 JUN, 2024
18 JUN

O relatório do USDA de maio/24 trouxe números dentro das expectativas do mercado. Soja: projeção de maior produção e estoques mundiais. Projeção de aumento de importação da China para o próximo ciclo 2024/25.

A catástrofe das chuvas no Rio Grande do Sul deve seguir influenciando os preços. Apesar das estimativas de quebra da safra brasileira, o olhar segue atento a fatores externos.

A recuperação esperada para a produção argentina em relação à safra anterior, que deve ficar ao redor de 50 milhões de toneladas, compensa as perdas da safra brasileira.

O olhar segue agora, atento à safra e ao clima americano. O mercado climático dos EUA deve trazer volatilidade pelos próximos 3 meses. Fortes chuvas atrasaram os trabalhos de plantio de soja e milho por lá. Por enquanto nada que comprometa a janela de plantio, porém sabemos que isso é um grande catalisador para os fundos se posicionarem.

Pelo lado da demanda, as preocupações com o ritmo do consumo mundial também pesam sobre os preços. Uma vez que a demanda global continua avançando em ritmo lento.

Já a redução da produção de milho nos USA e Argentina, estão dando suporte para altas do cereal. Incertezas em relação a produção Brasil também ajudam no movimento de alta, bem como clima adverso na produção da Ucrania e Rússia que impactará na produção de milho e trigo daquela região. Com informações da StoneX.