CAMDA - A força do campo!

Abacate: orientações do plantio a colheita

POR Roberta Marchioti, 12 JUL, 2024
12 JUL

Por ser um fruto versátil e saboroso, rico em vitaminas A e B, ômega 3, 6 e 9, minerais, proteínas, fibras e gordura monoinsaturada, o abacate está presente na dieta de milhares de brasileiros e o plantio da cultura vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo, batendo recordes de safra.

            Como toda cultura, o abacate também necessita de uma atenção especial em alguns pontos devido as suas particularidades no plantio.

            Antes de iniciar o plantio é necessário preparar seu solo; sendo assim comece com análise de solo para conhecer o teor de nutrientes disponíveis nele. A planta tem preferência por solos profundos, bem drenados, pois suas raízes são profundas. O solo deve ser rico em matéria orgânica, pois ajuda a manter o solo úmido e fornece à planta os minerais necessários, incluindo nitrogênio, fósforo e potássio. O pH ideal deve estar entre 5,0 e 7,0 para que se obtenha melhores resultados.

            As especificidades das práticas agrícolas podem variar dependendo da sua localização, clima para plantar abacate e variedade de plantas. A melhor época para fazer o plantio é na primavera, pois é uma estação com maior incidência de chuvas, permitindo que as árvores tenham tempo para estabelecer suas raízes antes do início do clima de inverno. Além disso, as árvores imaturas não absorvem bem a água, por isso são vulneráveis aos danos do sol se plantadas no verão.

            Ao escolher seus cultivares, é importante conhecer o grupo floral ao qual pertencem. Em relação as mudas para o plantio, é possível optar por enxertia ou a partir de sementes, no entanto o mais recomendado é o uso de enxertia por dar uniformidade das plantas e oferece precocidade da produção, sendo mais vantajoso.

          O espaçamento de plantio indicado pelos órgãos de pesquisa e desenvolvimento (IAC, Embrapa, entre outros) mostram que o espaçamento entrelinhas e entre plantas pode variar de 6,0 x 4,0 m até 12 x 12 m, sendo necessárias de 100 a 400 mudas hectare. Adota-se o menor adensamento para pomares em que se deseja realizar podas frequentes. As dimensões das covas (berço) são de 0,40 x 0,40 x 0,40 m. 

            Para cuidar do seu abacateiro, é importante realizar irrigações frequentes após o plantio. Além disso, ao menos uma vez no ano deve-se realizar poda, adubação, controle de daninhas e demais tratamentos fitossanitários.

            A poda no abacateiro deve ser efetuada apenas quando necessário para arejamento, pois não costuma haver poda de formação e frutificação. Na hora da adubação, opte por fertilizantes de qualidade, contando sempre com a ajuda de um profissional especializado para ajudar nas recomendações, de acordo com a análise de solo.

            Qualquer dúvida entre em contato com o agrônomo disponível aqui em nosso laboratório.

 

Equipe do Laboratório de    

Análises Agronômicas Camda

 (18) 3502.3400

 (18) 99116.8868