CAMDA - A força do campo!

Camda fomenta inovações e parcerias para maximizar retornos na produção de milho

POR Roberta Marchioti, 10 OUT, 2024
10 OUT

A Camda investe milhões de reais todos os anos em diversos polos de pesquisa para garantir os melhores resultados em diferentes áreas, utilizando o maior número possível de materiais. Trabalha em parceria com as melhores empresas de sementes para assegurar que a semente plantada ofereça o máximo retorno. Desta forma, a equipe técnica é composta por diversos especialistas, garantindo que o produtor seja acompanhado do início ao fim da lavoura.

Culturas como milho de verão, milho para silagem ou mesmo milho de segunda safra ainda representam grandes oportunidades para o produtor. O milho tem se mostrado mais estável em termos de preço quando comparado à soja, como demonstrado no quadro de rentabilidade abaixo, elaborado pela Datagro. Este quadro reflete tendências observadas também por analistas do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), que citam o aumento na demanda global por milho devido à expansão do uso para etanol e alimentação animal como fatores de estabilidade.

Atualmente, o mercado está repercutindo positivamente nos contratos de julho, e o relatório de embarque para este período está 38% superior ao observado na mesma temporada do ano anterior. Os contratos da primeira posição na B3 encerraram no dia 20 de agosto com uma valorização expressiva de 1,2%, sendo cotados CIF Campinas por R$ 60,10 por saca. O milho é uma cultura versátil, comprovada pelo crescimento do etanol de milho, que atualmente já representa mais de 28% do consumo da nossa produção, conforme dados do Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).

Uma mensagem importante aos produtores é que trabalharem de forma a lastrear seus custos, evitando exposição excessiva ao mercado. Compreender que maior produtividade dilui custos é fundamental. Especialistas do setor agrícola, como mencionados em publicações da Embrapa, enfatizam a importância de não comprometer a qualidade de insumos críticos, como genética, fertilizantes e corretivos de solo, para manter a rentabilidade.

Produtor cooperado, visite nossas unidades e fale com nossos técnicos para explorar a possibilidade de lastrear seus custos para a safra e optar pelos melhores insumos e assistência.

 

Lucas Pauli 

Gerente de cereais