CAMDA - A força do campo!

Análise nematológica: mais um serviço prestado pelo laboratório agronômico Camda

POR Roberta Marchioti, 29 ABR, 2025
29 ABR

A equipe do laboratório de análises agronômicas da Camda realizou um treinamento técnico voltado para identificação dos mais importantes nematoides que causam grandes prejuízos na agricultura.

Sempre procurando estar alinhado com os principais problemas, danos e grandes prejuízos anuais causados na agricultura, a equipe busca novas análises, tecnologias e conhecimentos para trazer respostas e estratégias de manejo adequados, assim aumentando a produção da cultura dos cooperados.

 A análise nematológica é o mais novo serviço incluído na rotina do laboratório da Camda.

Você sabe o que são nematoides, como identificar e como controlar?

Os nematoides são vermes microscópicos, encontrados no solo, água doce, água salgada e como parasitas de plantas, animais e humanos.

Existem uma comunidade complexa de diferentes espécies de nematoides nos solos agrícolas, alguns se alimentam de bactérias ou fungos, auxiliando na decomposição e reciclagem de nutrientes; outros são predadores ou onívoros.

Os nematoides que se instalam nas plantas, chamados de fitonematoides, são parasitas causadores de doenças, pois atacam as raízes das plantas, ocasionando em plantas de tamanhos menores, amareladas e sistema radicular com lesões.

Os primeiros sintomas da presença de nematoide geralmente são percebidos na parte aérea das plantas, devido à dificuldade na absorção de água e nutrientes, sendo muitas vezes confundido com deficiência nutricional e estresse hídrico.

A presença desses parasitas é causada por fatores como solos contaminados, uso de mudas e sementes infectadas, práticas agrícolas inadequadas, solos compactados, baixa fertilidade, pobre em matéria orgânica e com alta umidade. A movimentação de máquinas, ferramentas e irrigação com água contaminada também contribuem para a disseminação desses parasitas.

Para obter um diagnóstico preciso de nematoide, é necessário coletar corretamente a amostragem de solo e raízes: o período de coleta para grandes culturas é a partir do florescimento, em caso de plantas perenes e hortaliças as recomendações são outras. A amostra deve ser acondicionada em sacos plásticos, colocando as raízes no centro e envoltas com o solo para manter a umidade das raízes. Em seguida deve ser enviada ao laboratório de análise agronômica Camda.

Dentre os nematoides de maior importância agrícola, podem ser citados: Meloidogyne spp. (nematoide das galhas), Pratylenchus spp. (nematoide das lesões radiculares), Heterodera glycines (nematoide dos cistos da soja), Rotylenchulus reniformis (nematoide reniforme), Helicotylenchus dihystera, Scutellonema brachyurus, Tylenchorhynchus spp.

Existem métodos de controle que tem como objetivo reduzir ou manter a população de nematoides em níveis baixos para evitar perdas econômicas. Podemos considerar os seguintes métodos: limpeza do maquinário, rotação de culturas, análise de solo, controle biológico, nematicidas, entre outros.

Como anda a saúde da sua cultura?

Dúvidas, procure a filial mais próxima ou entre em contato com nosso laboratório! Juntos somos a força do campo!

 

Equipe do Laboratório de Análises Agronômicas Camda

18 3502-3400

18 99116 8868