CAMDA - A força do campo!

Fábrica Minercamda em Campo Grande

POR Roberta Marchioti, 04 DEZ, 2025
04 DEZ

A unidade fabril da marca Minercamda do estado do Mato Grosso do Sul está situada na cidade de Campo Grande, localizada no polo empresarial norte, que fica ao lado direito da rodovia com saída para Cuiabá. O local escolhido foi estratégico para o recebimento de matérias-primas com custos mais favoráveis e melhor logística para o escoamento de produtos acabados, com o propósito de atender as 12 lojas da Camda situadas no estado. Em operação desde o dia 20 de dezembro de 2018 com produção de rações, proteinados e suplementos minerais da marca Minercamda tem obtido crescimento satisfatório ao longo dos 7 anos de atividade.

            A matéria-prima de uso mais expressivo na indústria é o milho, sendo atendido na sua maior parte pelas produções regionais de São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Campo Grande. O segundo farelo de maior volume é o farelo de soja e depois o farelo de trigo, que provém de indústrias regionais consolidadas no mercado e com padrão de qualidade que garantem a performance dos produtos fabricados.

            Além da melhora nos custos de matérias-primas, ainda temos um complexo industrial que proporcionará uma eficiência produtiva e melhora nos custos operacionais de produção. A Camda investiu em equipamentos de alta tecnologia que proporcionarão segurança na formulação dos produtos devido ao sistema de dosagem automática das matérias-primas, garantindo que as pesagens sejam precisas e conforme cadastrado em suas fórmulas, garantindo que os níveis de garantia do produto sejam atendidos adequadamente. A linha de ensaque também conta com um equipamento de alta precisão, com variabilidade mínima no peso final do produto acabado e velocidade na linha de ensaque, chegando a 6 sacos por minuto em cada uma das ensacadeiras.

Temos ensaque automático com aplicador de embalagens da ensacadeiras, além de toda uma linha de conferência do peso de cada saco, o chamado check weigher, que não deixa sacos com pesos abaixo do mínimo e nem acima do máximo serem passados adiante – portanto, somente embalagens com pesos dentro de uma variável mínima tolerável passam para que o robô peletizador embloque os sacos nos palete. Após finalizar o palete, ele é encaminhado para uma esteira giratória que envolve o palete com filme plástico que estrecha, amarra e protege o produto acabado.

            A fábrica segue rigorosamente todos os procedimentos contidos no seu Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF), com orientações e treinamentos frequentes para toda equipe. Os Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) permitem maior segurança, higiene e qualidade nos processos. Na BPF são adotadas medidas como a rastreabilidade, qualidade da água, manutenção e calibração dos equipamentos, qualificação de fornecedores, limpeza dos utensílios e instalações, higiene e conduta do pessoal, prevenção de contaminação cruzada, controle de resíduos e controle integrado de pragas, e para cada uma delas são descritos os POPs para orientar e garantir que o programa seja eficiente e com um autocontrole permanente.

A equipe fabril para o ano e 2026 está projetada com um quadro de 22 colaboradores trabalhando na linha de produção, descargas de matérias-primas, carga de produtos acabados, limpeza e administrativo. Nos períodos mais críticos e secos do ano, a turma se divide em duas que proporcionam até 14 horas de trabalho diário contínuo, ou seja, sem interrupção, pois as equipes intercalam horários de almoço e café.

            Aos cooperados do estado do Mato Grosso do Sul, estamos à disposição para atendê-los com os produtos Minercamda com qualidade e rapidez de sempre, aliado a preços mais competitivos em relação aos produtos similares da concorrência regional. Qualquer dúvida ou interesse em conhecer a unidade, estamos de portas abertas para recebê-los e mostrar o trabalho realizado para melhor atender aos cooperados da Camda.

 

Vinicius Elias Saraceni

Gerente de produção