CAMDA - A força do campo!

Camda aposta em ensaios técnicos

POR ROBERTA MARCHIOTI, 17 NOV, 2021
17 NOV

O trabalho do programa de cereais da cooperativa Camda - exclusivo para cooperados que fazem parte do projeto - leva em conta seu principal pilar que é a segurança da recomendação correta para o associado. Para isso, a cooperativa realiza em parceria com a Detec, diversos ensaios técnicos para que nosso protocolo tenha segurança de bons resultados.

Um exemplo é a indicação de uma cultivar de soja para sua lavoura. A cultivar é responsável por até 50% do rendimento de sua lavoura, uma vez que temos uma grande extensão de terra resultando em diversos padrões de fertilidade, clima, precipitação, radiação solar e altitude. E como a cooperativa pode ajudar você, cooperado, com essas recomendações?

Estamos todos os anos investindo em campos de testes práticos, em diferentes regiões onde estamos instalados. É o caso de Lençóis Paulista, Adamantina e Iturama; na safra 20/21 em Lençóis testamos mais de 80 cultivares e realizamos mais de 30 protocolos técnicos para dar a segurança de uma recomendação assertiva como ilustra a figura abaixo.

Na região do triângulo Mineiro, em parceria com cooperado, realizamos o plantio para colher resultados das melhores indicações safra 21/22, ensaio esse realizado em área com irrigação do cooperado Sidinei que tem sua propriedade localizada entre Iturama/São Francisco de Sales, um brilhante trabalho que vamos colher resultados do engajamento do nosso colaborador Cleiton e do representante técnico da Detec Rodolfo.

O sistema de trabalho da cooperativa Camda proíbe qualquer colaborador ser comissionado. A equipe técnica da cooperativa tem como princípio a recomendação dos insumos que realmente seja necessário e que se prove eficiente para condução da lavoura. Assim vamos seguindo com capacitação constante, conhecimentos de pesquisa sem influência comercial para que tenhamos sempre com o cooperado a transparência e a segurança de estar recomendando para sua lavoura o que temos de melhor.

 

Lucas Pauli

Gerente regional soja