CAMDA - A força do campo!

Pastagem uniforme, rebanho de qualidade

POR Roberta Marchioti, 12 NOV, 2020
12 NOV

Falando em pastagem, destacaremos alguns fatores que são imprescindíveis quando o assunto é plantio ou reforma.

Devem-se escolher forragens que apresentem alto valor nutricional, de modo que garanta alimento em grande quantidade e qualidade para seu rebanho. Os bovinos preferem forrageiras com muitas folhas e poucos colmos, pois são as folhas que engordam o boi. O clima da região é outro ponto que deve ser considerado, portanto opte por espécie forrageira que mais se adapte as condições ambientais da sua região.

Após escolhida a forrageira, vem o preparo do solo que deve ser iniciado com a coleta de amostras de solo para análise antes do seu revolvimento, pois assim será obtido a real disponibilidade de nutrientes das diferentes camadas.

A amostragem pode ser feita em qualquer época do ano, das camadas de 0-20 e de 20-40 centímetros de profundidade.

            Se uma propriedade apresentar pastos formados por diferentes gramíneas, recomenda-se coletar uma amostra de cada pasto, pois cada espécie apresenta diferentes níveis de exigência de fertilidade do solo. Assim procede também quando na propriedade há solos diferentes quanto à cor e estrutura, quando a propriedade tiver áreas mais antigas e áreas de abertura mais recentes, áreas que nunca receberam correção e áreas que já foram corrigidas e as que já foram de agricultura anteriormente.

            É importante que se avalie todos os nutrientes, pois se existir algum em níveis de deficiência, não importa se os demais estejam em níveis bons, a planta não irá produzir seu máximo, ficando limitada devido ao nutriente que estará em falta.

            Sugere-se também realizar a análise física, pois por meio desta podemos determinar se o solo é arenoso, argiloso ou misto. Essa informação é importante para ações no controle de erosão, construção das curvas de nível e na porcentagem de argila para cálculo de uma gessagem eficiente.

Alguns cuidados devem ser tomados na coleta da amostra para evitar resultados incorretos:

  • Não coletar amostra de solo junto a resíduos de excremento bovino.
  • Evite coletar próximo aos trilheiros feitos pelo rebanho.
  • Evite coletar amostra de solo em locais nos quais o capim se encontra mais verde.
  • Evite coletar próximo a cupinzeiros ou buracos de tatu.
  • Nunca colete próximo a cochos de sal, bebedouros, árvores e malhadouros.

Com os resultados das análises, o solo irá receber a quantidade de adubo e calcário correto. O calcário deve ser aplicado entre 60 a 90 dias antes da semeadura, para que tenha tempo de reagir e incorporar ao solo. Sua aplicação deve ser feita na mesma profundidade que foi realizada a análise de solo.

A ocasião do plantio é a melhor oportunidade para utilização do calcário e do fósforo, pois ambos precisam ser bem incorporados para dar melhores resultados.

            Seja qual for o método escolhido, o plantio deve possibilitar a distribuição uniforme das sementes por toda a área a ser formada.

            Uma pastagem degradada apresenta como característica principal baixo teor de matéria orgânica e baixo nível de nutrientes advindos do solo como nitrogênio, fósforo e potássio (N, P, K).

            Sabendo que o investimento com corretivos e fertilizantes é considerável, não admitindo seu desperdiço e que a fertilidade do solo é um ponto importante para o sucesso do plantio ou manutenção da pastagem, deve-se ter toda atenção e comprometimento com a cultura para obter o sucesso almejado. Assim realize um planejamento alimentar eficiente, faça um manejo correto dos pastos e monte uma infraestrutura que permita melhor conservação da área.

 

Equipe do Laboratório de    

Análises   Agronômicas Camda

 (18) 3502.3400

 (18) 99116.8868